A PMA deflagrou na quinta-feira (8), a Operação Ictiofauna, que tem por objetivo reforçar a fiscalização nos rios do Estado, com o objetivo de prevenir e reprimir a pesca predatória durante o feriado prolongado. Será utilizado um efetivo de 270 homens nas fiscalizações, sendo que 140 deles irão atuar diretamente nos trabalhos e atividades que envolvem recursos pesqueiros, tanto em rios como em estabelecimentos que comercializam pescado.
A Operação Ictiofauna ocorre em paralelo ao reforço do policiamento nos rios estaduais, que teve início em 1º de outubro, por conta da proximidade do período de piracema e, portanto, quando vários cardumes já se encontram formados, o que acaba atraindo muitos turistas e pescadores, em razão das facilidades de captura de peixes. Policiais que atuam em áreas administrativas da PMA foram convocados para atuar na Operação Ictiofauna, de 9 a 12 de outubro, quando a fiscalização será aumentada nos rios.
No ano passado, a Polícia Militar Ambiental autuou 21 infratores e aplicou R$ 161,7 mil em multas durante a Operação Padroeira do Brasil.