A PF deflagrou nesta manhã de terça-feira (24) a Operação Motor de Lama, 7º fase da Lama Asfáltica. A ação apura fraudes em licitações nas contratações de empresas para emissão de CNH, vistoria veicular e aquisição fictícia de produtos. Estão sendo cumpridos 19 mandados expedidos pela 3ª Vara Federal de Campo Grande.
De acordo com a Receita Federal a nova fase é decorrente da análise de matérias apreendidos em operações anteriores como fiscalizações, exames periciais e diligências investigativas. Estão sendo apurados contas bancárias de suspeitos e evasão de divisas por meio de dólar-cabo para a remessa de valores. Neste caso os valores são transferidos de forma eletrônica para exterior por meio de uma rede de doleiros causando um prejuízo estimado em R$ 400 milhões. São 11 mandados de busca e apreensão, quadro medidas restritivas de liberdade e quatro mandados de sequestro e decretação de indisponibilidade dos bens dos investigados. Já foram bloqueados nesta ação R$ 40 milhões. Além de medidas cautelares e diversas prisões. Além da apreensão de passaportes dos investigados à Justiça.
A Nova fase mira possíveis crimes no DETRAN/MS como possíveis crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Estão participando do cumprimento dos mandados nove auditores-fiscais e cinco analistas tributários da Receita Federal. E mais 46 Policiais Federais e servidores da Controladoria-Geral da União.