A Rússia lançou uma invasão total da Ucrânia nesta quinta-feira (24), iniciando uma guerra na região, o que gerou reações de líderes mundiais e, segundo Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, as maiores sanções econômicas já impostas na história.
Rússia começa guerra na Ucrânia. Segundo Joe Biden, presidente dos EUA, as maiores sanções econômicas já impostas na história “maiores sanções da história”. Explosões e sirenes foram ouvidas em diversas cidades, incluindo a capital, Kiev e em áreas separatistas do leste ucraniano. “Hoje, estou autorizando sanções fortes e novos limites sobre o que pode ser exportado para a Rússia, com custos fortes à Rússia agora e ao longo do tempo”, disse Biden, que avaliou que o presidente russo desejava uma “nova União Soviética”. “Putin é o agressor, Putin começou essa guerra, e ele sofrerá as consequências”.
CASA BRANCA
Biden direto da Casa Branca disse que o governo e seus aliados limitariam a capacidade da Rússia de fazer negócios em dólares e outras moedas. Ativos dos maiores bancos russos foram bloqueados. O presidente informou que as sanções ainda não incluem banir o país do sistema bancário SWIFT.
INVASÃO
A invasão à Ucrânia ocorre por terra, ar e mar. Vários mísseis foram disparados. Segundo as autoridades da Ucrânia há pelo menos 57 mortos e 169 feridos até o momento. Segundo um conselheiro da presidência ucraniana, a Central de Energia de Chenobyl foi capturada pelas forças russas.