• Campo Grande, MS
29 junho, 2022
  • Fale Conosco
  • Sobre Nós
  • Anuncie
CONFFI REGUA
O Jornal do Meio Ambiente
  • DESTAQUE
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • GERAL
  • JORNAL-ONLINE
  • DESTAQUE
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • GERAL
  • JORNAL-ONLINE

Academia Sul-Mato-Grossense de Letras empossa o Des. Sérgio Martins como novo imortal

Milton Sobre Nome por Milton Sobre Nome
23 de maio de 2022
em GERAL
0
Academia Sul-Mato-Grossense de Letras empossa o Des. Sérgio Martins como novo imortal

Foto: TJMS

0
COMPARTILHAMENTOS
0
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter

Eleito no último dia 8 de março, o escritor, articulista e desembargador Sérgio Fernandes Martins foi empossado pela Academia Sul-Mato-Grossense de Letras na noite da última sexta-feira, dia 20 de maio, como novo imortal entre os acadêmicos integrantes da Casa de Literatura e Cultura. A sessão solene foi realizada na sede na ASL e sua diplomação o levou a ocupar a Cadeira n. 32, na sucessão do acadêmico Abílio Leite de Barros, falecido em 2019.

Ao iniciar seu discurso, o novo imortal afirmou que “este é um grande dia, porque é o coroamento de uma vitória não sonhada, fruto de uma vocação inexistente ou desconhecida, porém cultivada, desenvolvida e trabalhada intensamente”.

Após prestar tributo aos seus antecessores na Cadeira n. 32, o Des. Sérgio Fernandes Martins ressaltou que na ASL vive-se sob o regime da memória. “Uma memória que não se deixa abater pelas tentações do esquecimento, não se curva ao comando de que é necessário apagar as lembranças inaugurais a pretexto de erigir discursos triunfalistas, impregnados de inovações transitórias. Uma memória que não cede à lenta erosão dos dias. Recordar é, para nós, o atributo da sobrevivência moral, sobretudo em face de uma sociedade em ebulição, sob o risco de dispensar registros, emblemas e galardões civilizatórios. A memória da qual somos guardiões não pode ser aquela que não se move. Ao contrário, deve ser a memória que impulsiona. Que anima. Que dá vida”.

Ao término de sua explanação, o acadêmico Sérgio Martins destacou: “concluo falando sobre a minha esperança: a de ser merecedor da honra que hoje me é concedida e a de que, algum dia, no futuro, alguém que me substitua na Cadeira n. 32, possa prestar igual tributo à minha pessoa, com a mesma alegria e o mesmo orgulho com que hoje homenageio os meus antecessores e ingresso nesta academia. É oportuno encerrar referindo-me a Platão, parodiando aquele que foi, em última análise, o responsável por estarmos reunidos aqui, hoje. Aquele que foi o responsável pela criação da primeira Academia da História da humanidade. Disse Platão: ‘Para mover o mundo é preciso começar movendo-se a si mesmo’. Movamo-nos, pois, impulsionados pela memória de que somos guardiões”.

Sérgio Fernandes Martins foi saudado pelo acadêmico Paulo Tadeu Haendchen, ocupante da cadeira 16 da ASL, que destacou os atributos e qualidades do novo confrade que ora assume o posto que já foi ocupado por Weimar Torres (Patrono), Aldo de Queiroz, Eduardo Machado Metello e Abílio Leite de Barros.

A pauta cultural da solenidade, presidida pelo escritor Henrique Medeiros, contou com a apresentação do Coral do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, conduzido pelo maestro Nillo Cunha.

Dentre outras autoridades, a sessão solene contou com a presença do governador Reinaldo Azambuja, do presidente do Tribunal de Justiça, Des. Carlos Eduardo Contar, e do desembargador aposentado Sérgio Martins Sobrinho, pai do empossado.

Perfil – Sérgio Fernandes Martins é escritor, desembargador e articulista, sendo autor e coautor dos livros “Proposta de Combate à Criminalidade”, em colaboração com o desembargador Sérgio Martins Sobrinho (1991); “Teoria e Direito das Obrigações Contratuais: uma nova visão das relações econômicas de acordo com os Códigos Civil e Consumidor” (2005); “Tributos Municipais na Federação Brasileira como fator de Realização da Justiça Fiscal” (2006); “30 anos de vigência da Constituição Estadual de Mato Grosso do Sul”, comentários a dispositivos da Constituição Estadual (2019); “Revista Jurídica Uniderp”, coautor (2003) e Revista Jurídica Fic-Unaes “Ciência e Direito”, coautor (1998). Foi colunista e colaborador do “Jornal da Cidade” (1983 a 1986) – com crônicas, artigos, poesias e críticas literárias e de cinema, e teve publicações nas revistas da Academia de Letras Jurídicas de Mato Grosso do Sul  (2009) e Justiça e Cidadania (2019).

Natural de Dourados-MS, Sérgio Martins na atuação profissional é Desembargador no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, tendo sido graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ – Faculdade Nacional de Direito/FND (1982), com Mestrado em Direito das Obrigações pela Universidade Católica Dom Bosco/UCDB em convênio com a Universidade Estadual Paulista/UNESP (1999) e Mestrado em Direito e Economia pela Universidade Gama Filho/UGF, Rio de Janeiro-RJ (2005). Além do Curso de Jornalismo pela Escola de Comunicação “Assis Chateaubriand”, Rio de Janeiro-RJ (1980), possui incontáveis participações em Cursos, Seminários, Fóruns e Congressos, entre elas na OAB, UFRJ, UFMS, Escola Superior de Guerra, FUCMAT, Sebrae, UCDB, Fórum Nacional de Procuradores Gerais das Capitais Brasileiras, Escola Superior do Ministério Público e Colégio Permanente dos Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil.

Exerceu advocacia de 1985 a novembro de 2007, quando ingressou na Magistratura como Desembargador na vaga correspondente ao Quinto Constitucional reservada a advogados. Foi também assessor e consultor de instituições, professor de Direito Comercial, Direito Econômico e Direito Empresarial na UCDB por 19 anos; vereador eleito por Campo Grande-MS; presidente da União de Vereadores de Mato Grosso do Sul; Advogado-geral e posteriormente Procurador-geral do Município de Campo Grande-MS; além de Subchefe para Assuntos Jurídicos da Secretaria de Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Tem ainda diversas palestras proferidas, participações em debates e bancas examinadoras. Entre outros reconhecimentos concedidos, recebeu o título de “Cidadão Campo-grandense” e Diploma de Mérito Legislativo da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Sobre a ASL – A Academia Sul-Mato-Grossense de Letras – com 40 Cadeiras vitalícias, aos moldes da Academia Brasileira de Letras – foi fundada pelos escritores Ulisses Serra, Germano de Souza e José Couto Vieira Pontes em 30 de outubro de 1971. A instituição surgiu com o nome de Academia de Letras e História de Campo Grande, que predominou até final de dezembro de 1978, quando, às vésperas da instalação da nova unidade da Federação (MS), em 1979, a entidade foi transformada em Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL).

A defesa da língua portuguesa, cultivo da arte literária e todas as expressões artísticas, zelando e incentivando as derivações da cultura nacional e estadual, é a expressão de sua atuação marcante. Constitui uma das casas culturais de maior representação no cenário sul-mato-grossense, reunindo os maiores escritores de Mato Grosso Sul.

Anterior

As Dez Mais Comarca de Amambai não terá expediente nos dias 23 e 24 de maio

Próximo

Casal acorda com a casa em chamas no Bairro Santa Luzia

Notícias Relacionadas

Comarca de Angélica selecionará estagiários de Direito
GERAL

Comarca de Angélica selecionará estagiários de Direito

24 de junho de 2022
Cassems realiza “1º Simpósio de Discussão Técnica de Documento Médicos-Legais”
GERAL

Cassems realiza “1º Simpósio de Discussão Técnica de Documento Médicos-Legais”

22 de junho de 2022
TJMS homenageia servidores com mais de 10 anos de Bons Serviços Judiciários
GERAL

TJMS homenageia servidores com mais de 10 anos de Bons Serviços Judiciários

22 de junho de 2022
Morre aos 85 anos a eterna Delinha
GERAL

Em homenagem à cantora Delinha, proposta institui o “Dia do Rasqueado”

22 de junho de 2022
Próximo
Crianças são resgatadas em situação de risco no bairro Moreninhas

Casal acorda com a casa em chamas no Bairro Santa Luzia

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvimento & Hospedagem

Add New Playlist