• Campo Grande, MS
30 junho, 2022
  • Fale Conosco
  • Sobre Nós
  • Anuncie
BISTECÃO AÇOUGUE
O Jornal do Meio Ambiente
  • DESTAQUE
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • GERAL
  • JORNAL-ONLINE
  • DESTAQUE
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • GERAL
  • JORNAL-ONLINE

Com homenagem a Reinaldo Azambuja, evento de Três Lagoas mostra força da pesca esportiva

Dirceu por Dirceu
20 de maio de 2019
em GERAL
0
Com homenagem a Reinaldo Azambuja, evento de Três Lagoas mostra força da pesca esportiva
0
COMPARTILHAMENTOS
0
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter

 

Competição em busca do maior tucunaré reuniu pescadores esportivos de todo o Brasil em Três Lagoas

Reunindo 880 competidores de todo o Brasil, a décima edição do Torneio de Pesca Esportiva de Três Lagoas movimentou R$ 2 milhões na economia local e sinaliza um avanço desse esporte em Mato Grosso do Sul, que ganha força com o decreto do Governo do Estado que fixou a cota zero, a partir de 2020, nos rios das bacias do Paraguai e Paraná. O próximo torneio será no município vizinho de Paranaíba, em setembro.

Considerado o maior torneio da modalidade de pesque-solte do tucunaré no Brasil, o evento reconheceu a importância da medida tomada pelo Estado para controlar e preservar o estoque pesqueiro e prestou uma homenagem ao governador Reinaldo Azambuja. O chefe do Executivo foi representado na cerimônia pelo secretário-adjunto da Semagro (secretaria estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Agricultura Familiar e Produção), Ricardo Senna.

Ricardo Senna, da Semagro, representou governador Reinaldo Azambuja durante homenagem recebida dos pescadores esportivos

“O nosso governador tomou uma decisão com muita coragem, sabemos das dificuldades e da pressão política para se decretar uma cota zero”, afirmou o presidente da Associação dos Pescadores Esportivos de Três Lagoas (APETL), Kenzo Sigaki, paulista radicado na cidade. “O governador levantou uma bandeira importante e tem o nosso apoio. Hoje, no Rio Paraná, não temos mais o peixe da bacia, devido a matança no passado”, acrescentou.

Diversificar a economia

Durante a solenidade de encerramento do torneio, na noite deste sábado, os competidores e o público em geral aplaudiram o governador com o anúncio da homenagem, simbolizada em um troféu com a marca do evento. O secretário-adjunto da Semagro, Ricardo Senna, disse que o reconhecimento fortalece a tomada de decisão do governo, que visa recuperar os recursos pesqueiros e promover a pesca esportiva para fortalecer a cadeia do turismo.

Torneio movimentou a economia de Três Lagoas em R$ 2 milhões em três dias, consagrando o maior evento da pesca esportiva

“Não tínhamos a dimensão da grandiosidade desse torneio, que reúne amantes da pesca de todo o País, e o que presenciamos aqui demonstra que estamos no caminho certo”, afirmou Senna. “A cota zero foi uma medida não apenas para conservar os estoques pesqueiros, mas fomentar uma atividade econômica, que é a pesca esportiva, um dos esportes que mais cresce no Brasil e no mundo e pode ser uma alternativa para o Estado.”

O secretário-adjunto disse que o governador Reinaldo Azambuja ficará feliz com o sucesso do torneio e os números econômicos que gerou para Três Lagoas e, por certo, estará presente na edição do próximo ano, como amante da pesca esportiva. “Em nome do governador, quero parabenizar os organizadores e os pescadores com a convicção de que a pesca esportiva é o caminho para o nosso turismo e para diversificar a economia do Estado”, frisou.

Peixe fisgado é medido e solto em seguida: captura é documentada por vídeo, pelo celular, e imagem enviada à organização

O maior peixe capturado

Com o apoio do Governo do Estado, o 10º Torneio de Pesca Esportiva de Três Lagoas teve sua largada no Balneário Municipal, localizado na orla formada pelo lago da Hidrelétrica Jupiá, com a competição, realizado durante oito horas no sábado, abrangendo as águas dos rios Paraná, Tietê e Sucuriu. Participaram 321 equipes (dupla ou trio) de 101 cidades e 12 estados, reunindo competidores de extremos como Manaus, Salvador e Porto Alegre.

A prova do torneio consistiu na prática da pesca embarcada, na modalidade de arremesso, sendo permitido apenas a captura de tucunaré, espécie abundante no Rio Paraná e seus afluentes. O maior peixe, de 57,5 centímetros, foi capturado pelo trio de Andradina (SP), formada por Guilherme Genovan, Glauco Cabrio e Rodrigo Minhole, mas a equipe campeã foi de Uberlândia (MG), integrada por Luciano Estevão, Ricardo Melim e Marcus Vinicius.

No torneio, pesca abrange os rios Paraná, Tietê e Sucuriu, onde o tucunaré domina em abundância e emociona o pescador

A chegada dos pescadores dos mais diferentes lugares movimentou a cidade durante uma semana, lotando a rede hoteleira parceira do evento, além de reunir um grande público no balneário e atrair as maiores marcas que produzem equipamentos para a pesca esportiva, os quais foram expostos em estandes no circuito da prova. Também presentes propagadores e consultores desse esporte, dentre os quais Lester Scalon e Nelson Nakamura.

Texto: Sílvio Andrade – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)

Fotos: Saul Schramm

Fonte: Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

Anterior

Polícia Militar Ambiental autua dono de chácara por incêndio próximo à rede alta tensão

Próximo

PMA apreende 3 mil metros de redes e prende dois por pesca predatória em Aparecida do Taboado

Notícias Relacionadas

Comarca de Angélica selecionará estagiários de Direito
GERAL

Comarca de Angélica selecionará estagiários de Direito

24 de junho de 2022
Cassems realiza “1º Simpósio de Discussão Técnica de Documento Médicos-Legais”
GERAL

Cassems realiza “1º Simpósio de Discussão Técnica de Documento Médicos-Legais”

22 de junho de 2022
TJMS homenageia servidores com mais de 10 anos de Bons Serviços Judiciários
GERAL

TJMS homenageia servidores com mais de 10 anos de Bons Serviços Judiciários

22 de junho de 2022
Morre aos 85 anos a eterna Delinha
GERAL

Em homenagem à cantora Delinha, proposta institui o “Dia do Rasqueado”

22 de junho de 2022
Próximo
PMA apreende 3 mil metros de redes e prende dois por pesca predatória em Aparecida do Taboado

PMA apreende 3 mil metros de redes e prende dois por pesca predatória em Aparecida do Taboado

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvimento & Hospedagem

Add New Playlist